top of page

Qual o perfil ideal de um líder de plantio de MPB?

Atualizado: 15 de set. de 2021




Garantir que o plantio ocorra de forma harmônica e entregue o planejado é um dos principais desafios enfrentados pelos líderes da área.


E nós sabemos disso.


Mas afinal, qual o perfil ideal que um líder de plantio deve ter?


Na leitura de hoje nós vamos te apresentar as 8 principais características que um líder de plantio precisa possuir.


Boa leitura!


 

O líder de plantio é responsável por coordenar as equipes e maquinários de plantio e irrigação, pela sua grande presença no campo, um bom líder deve ter facilidade de conduzir relações interpessoais, garantindo a resolução dos problemas através de uma boa comunicação.


Para explicar melhor sobre o assunto, conversamos com o Gerente de Operações de Campo da Agricef, Henrique Pigatto Rodrigues, que atua há mais de oito anos em operações de campo e no gerenciamento de coordenadores agrícolas que lideram plantios de MPB (mudas pré-brotadas) de cana-de-açúcar em diversas regiões do Brasil.


Rodrigues enfatiza que o cargo de liderança não é nada fácil, segundo ele durante as operações aparecem muitas adversidades e o líder precisa ter flexibilidade para atuar em medidas corretivas a fim de entregar o combinado,

“Todos os anos nós enfrentamos muitas dificuldades nos plantios, mas sempre conseguimos entregar da melhor maneira possível ao cliente.” - Henrique Rodrigues

Mas então quais seriam essas características de um bom líder?



Inteligência emocional

Para ter um bom relacionamento com o cliente, o líder precisa dispor de um bom desenvolvimento verbal para orientar o cliente durante as decisões importantes e planejamento operacional. Além disso, é necessário ter a capacidade de identificar possíveis conflitos e realizar intermediação de forma harmônica, com a equipe ou com o próprio cliente.


Comunicação efetiva

A comunicação não está relacionada com o que você fala, mas com o que o outro entende. O líder deve se preocupar em transmitir as informações de forma clara e objetiva, a fim de que todos os seus liderados entendam suas orientações.


Controle de equipamentos

A responsabilidade sobre o bom uso e funcionamento dos equipamentos e máquinas é do coordenador, desse modo, o líder de plantio deve possuir o conhecimento sobre os equipamentos que trabalha e como obter a sua máxima produtividade.


Bom senso

A tomada de decisão muitas vezes cabe ao líder de plantio, especialmente em situações atípicas, porém como em todo local de trabalho, no plantio há uma estrutura organizacional que deve ser respeitada, cabe ao líder ter o bom senso de realizar suas ações respeitando as decisões tomadas ou que haverão de ser definidas por seus encarregados, assim como também tratar os liderados com respeito.


Bom relacionamento interpessoal

O líder deve atuar junto aos colaboradores, sendo parceiro deles, sempre buscando compreender as dificuldades que o liderado possui e realizar tomadas de ações para viabilizar as atividades da equipe.


Organização

Uma equipe organizada consegue concluir os plantios com muito mais tranquilidade, por essa razão o líder deve organizar as etapas e equipes, evitando a sobrecarga aos colaboradores e consequentemente suavizando os problemas que podem aparecer no decorrer das operações.


Resiliência

Um líder precisa de flexibilidade para se adaptar às diversas situações. Mantendo sempre o equilíbrio e resiliência ao se deparar com qualquer adversidade.


Proatividade

O líder tem que estar sempre pronto para tomar ações de forma ágil, a fim de obter o sucesso. Afinal, em um plantio há sempre muitas mudanças e situações inesperadas, por isso é preciso dinamismo para identificar quais são as prioridades do momento.



 
Escrito por

Participação

bottom of page